sábado, 21 de janeiro de 2017

Na noite deste sábado, visitamos um de nossos cartões postais naturais do município, Árvore de Natal do Manoel Padeiro, que ilumina nossa cidade de Natal a Natal, de Janeiro a Janeiro.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Trata-se da Árvore de Natal do nosso amigo Manoel Bruno, popularmente conhecido como Manoel Padeiro. Se destaca nos altos da rua Benjamin Constant, bairro de Santo Antonio, onde o proprietário da Padaria São Salomão, possui sua casa e reservou um espaço especial, na esquina do seu terreno para cuidar de sua árvore. O esplendoroso oitizeiro, foi plantado por Manoel na década de 80. Desde então vem cuidando com todo carinho da arvore. Desde sua primeira ornamentação natalina, o Manoel resolveu manter a arvore ornamentada e iluminada o ano inteiro, de Natal a Natal. Por isso tornou-se um ponto turístico de Itacoatiara. É a arvore mais fotografa e visitada de nossa cidade! Turistas do mundo inteira já fotografaram e fizeram um self a frente da arvore do Manoel. Ele fala da árvore e conta sua história, com muito entusiasmo. Sua dedicação a árvore é algo surpreendente. Por esses motivos, a Arvore de Natal do Manoel Padeiro, se tornou um dos pontos turísticos de nossa cidade. A arvore possui várias copas, que são podadas constantemente pelo Manoel, para manter o formato natalino. A despesa com a manutenção da arvore, é grande, afirma Manoel, mas ele diz que Deus ajuda ele a manter a arvore e o espirito natalino e festivo o ano inteiro. Hoje à noite, eu fui lá bater um papo com ele e sua esposa Rosa, e prestigiar sua obra prima.

A arvore e suas etapas de crescimento, até chegar a sua forma atual 
A cidade de Itacoatiara, recebeu as primeiras mudas de oitizeiro na década de 20, na época da construção da primeira passarela da atual Avenida Parque, que possui, mais de 1.800m de extensão e é constituída de centenas de árvores da espécie, formando um majestoso Túnel Verde formado por 346 arvores da espécie oiti, com seus galhos entrelaçados abraçando a cidade de Itacoatiara. Foram trazidas pelo ex-prefeito Isaac Peres, que protagonizou a primeira ação urbanística da cidade. Criando ruas largas e arborizadas, para o embelezamento da cidade e conforto dos seus transeuntes. Desde então, a espécie licania tomentosa, passou a ser plantada não só nos logradouros públicos, mas nas frentes das casas do centro e de todos os bairros de Itacoatiara. Se tornado a arvore predominante o espaço urbano da cidade. Segundo fontes documentais do (INPA/2001), verificou-se que a mencionada árvore tem a denominação vulgar “oitizeiro”é natural do serrado brasileiro, sua madeira tem é aproveitada na construção civil e seus frutos tem propriedades medicinais, produz copas densas, apropriadas para praças e jardins, por fazer um ótimo sombreamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário