História

História de Itacoatiara
Vila de Serpa - 1848

Os registros de povoamento na região datam da segunda metade do século XVIII. Por cinco vezes o povoado mudou de lugar. O desconhecimento sobre a região, não deixou os primeiros colonizadores observar que estavam deslocando-se dentro da grande área dominada pelos índios Muras, que compreendia praticamente toda a calha do Rio Madeira. Razão que os fez mudar para a foz do Rio Abacaxis. O povoado desta vez instalou-se em terra firme e as investiduras dos Muras eram menores. Com o notório progresso do povoado o Capitão-General-Governador da Amazônia, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, em visita ao local resolveu alavancar o lugar para categoria de Vila. Porém, os moradores já tinham previamente escolhido um novo lugar em razão da insalubridade e dos constantes ataques dos índios. Desta vez foi trocada a calha do Madeira pela margem esquerda do Rio Amazonas. Mais precisamente no Sítio denominado Itacoatiara.

Todavia, a mudança só foi efetivada em 19 de abril 1758. Mendonça Furtado após verificar o lugar, deixou o sítio Itacoatiara e partiu para Barcelos para empossar o coronel Joaquim de Mello e Póvoas como Governador da capitania de São José do Rio Negro. Em 1º de janeiro de 1759, aconteceu de fato e direito à instalação da Vila com denominação portuguesa de SERPA, que estaria sob a proteção de N. S. do Rosário de Serpa, cuja imagem foi trazida de Portugal para a Vila recém formada. Foi a 3ª Vila instalada do Amazonas. Pela estratégica posição geográfica, exercia considerável influência na região, ficando inclusive o Lugar da Barra, atual Manaus, sob sua dependência política. A Comarca de Serpa compreendia a aproximadamente metade da área do Estado.

Em 1840 Serpa foi duramente atingida pela revolução dos cabanos. E finalmente em 25 de abril de 1874, com base no projeto nº 283 de autoria do deputado Damaso de Souza Barriga, a antiga Vila de Serpa foi elevada a categoria de cidade, resgatando a origem indígena com a denominação ITACOATIARA, fazendo uma alusão as pedras encontras no Jauary (bairro da cidade que fica situado na margem do rio amazonas, onde se encontram várias pedras com inscrições em baixo relevo feitas pelos primitivos habitantes).

Em 24 de agosto de 1932, em frente a cidade aconteceu a célebre Batalha Naval, envolvendo os navios Ingá e Baependí dos legalistas da Constitucionalista de São Paulo. Os navios Jaguaribe e Andirá estavam sob o comando dos rebeldes. Foram construídas trincheiras no litoral da cidade. O então prefeito Major Gonzaga Pinheiro e o Padre Pereira foram a bordo do navio dos revoltosos e taticamente negociaram a rendição da cidade. Na realidade estavam ganhando tempo no aguardo da chegado dos navios Ingá e Baependí para tirarem os moradores da Velha Serpa do sufoco. Os navios aliados investiram bravamente sobre os revoltosos, partindo o Jaguaribe e o Andirá ao meio, trazendo novamente a paz à cidade e o retorno dos moradores que se afugentaram para o Lago de Serpa e outros se embrenharam na selva e ficaram esperando o desenrolar da situação.










O nome Itacoatiara, é originário da língua indígena e significa "Pedra Pintada",[19] devido as inscrições gravadas em algumas pedras localizadas no rio Urubu em frente à cidade. Teve como primeiros habitantes os índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguais e Terás.[20]






Itacoatiara é um vocábulo indígena que significa pedra pintada, pedra escrita. Procede do tupi ou nheengatu itá: pedra; e coatiara: pintado, gravado, escrito, esculpido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário