quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Carnaval de Itacoatiara 2018 apresenta resultados

Palco do Centro de Eventos: Foto - Frank Chaves

Em 2018, a festa momesca de Itacoatiara agitou praticamente toda a cidade, a começar pelos blocos independentes que iniciaram sua apresentação dia 03 de fevereiro na rua Rui Barbosa, apresentando a Banda do Dibão, que fez o esquenta do carnaval. No evento apresentaram-se os bonecos gigantes Dibão e a Tia Suzana, que abriu o carnaval logo cedo, chegando pela estrada Am-010.



A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Foliões da Banda Lucidez e Amazonight - Foto: Gleison Brana 
No período de 09 a 13, os demais blocos independentes se apresentaram na Avenida, próximo à praça da Catedral e os demais, pelos bairros da cidade, onde tradicionalmente costumam-se reunir. Dia 03 teve o baile da AABB, dia 12 teve o tradicional Baile Vermelho e Preto no Náutico Clube e 13 o Baile Matinê da garotada no Botafogo Clube. E de 11 a 12 de fevereiro, teve a apresentação do CARNAITA, que aconteceu no Centro de Eventos Juracema Holanda. Esse ano, por conta de uma série de problemas surgidos na legalização da Liga Itacoatiarense de Blocos e Escolas de Samba, o que como consequência ocasionou no atraso do repasse para os grupos, as escolas de samba, resolveram se apresentar como categoria de bloco e concorreram de igual forma, com os demais blocos tradicionais, ficando assim classificados:


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre
Bloco da Maizena - Foto Ney Xavier



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e shorts
Musa, Rainha e candidata do Bloco do Abiu
1º Lugar - Bloco Boêmios de Itacoatiara, 2º Bloco da Tia Suzana e 3º Bloco Lucidez. Vale ressaltar o notável crescimento dos blocos de rua, especialmente os Blocos Independentes, que demonstraram mais organização e notável articulação de atração público para os seus eventos. Tanto é que o último bloco a se apresentar fechando o carnaval, o Bloco da Maizena, lotou o Centro de Eventos. Partiu seu arrastão da Praça da Catedral, por quase 3 quilômetros a pé, com um número recorde de foliões animados, jogando pó branco pelo seu longo percurso, até chegar ao Centro de Eventos, onde deu prosseguimento a sua programação, apresentando um show musical excelente. Inovando com uma arrojada tirolesa, que atravessava o centro de eventos com os foliões pendurados nas alturas, dando um grau de sofisticação a festa.

Corpo de Bombeiros de Itacoatiara em operação na Avenida Parque
O Poder Público teve presença marcante no evento, apoiando as atividades culturais através da Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo. O Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e da Secretaria de Segurança Pública, através do 2º BPM, que juntamente com a segurança provada promovida pelos organizadores dos eventos, deram uma notável tranquilidade no carnaval. A Secretaria de Saúde distribui preservativos e fez campanha de combate as DST´s, o Corpo de Bombeiros estava lá vigilante e acompanhando o andamento do evento, o Conselho Tutelar e o IMTT, que trabalharam praticamente 10 dias, conscientizando e organizando o trânsito da cidade, juntamente com as demais secretarias e órgãos público, que prestaram um relevante serviço a comunidade.
Equipe do IMTT fazendo campanha de segurança no trânsito - Dá pra brincar o Carnaval sem brincar com a vida!

Fazia tempo que não se via o Centro de Eventos tão lotado em um carnaval, e mais de 20.000 pessoas dançando e brincando com tanta alegria, tanto na pista, quanto nas arquibancadas o carnaval de Itacoatiara. Por esse feito, parabenizamos todos organizadores de blocos, organizadores e diretores de clubes, que fizeram renascer das cinzas o carnaval alegre e festivo, como a muitos anos não se via em Itacoatiara.

Boneca Tia Suzana e Boneco Dibão
O Carnaval 2018, gerou muito dividendos para o município, incrementou o turismo e o comércio, gerou renda, trouxe entretenimento e alegria para a cidade. Teve festa até de baixo dágua, pois nas noites das apresentações dos blocos independentes choveu quase todas as noites, mas mesmo assim, o povo não arredou o pé! E não podemos encerrar essa nota, sem mencionar a presença dos bonecos gigantes Jimy
Cliff que animou o bloco das virgens e carnaval da AABB, do boneco do Dibão, que animou a Banda do mesmo nome e a tradicional boneca Tia Suzana, que esse ano veio com tudo, conquistando o segundo lugar no carnaval deste ano. Não é só em Recife, na Bahia e em Manaus que esses bonecos que originalmente tiveram o nome de entrudo, que desde sua origem portuguesa até os dias de hoje, tem presença marcante no carnaval itacoatiarense!

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Programação do 11º Circuito de Carnaval de rua de Itacoatiara - 2018

Local: Avenida Parque, próximo a quadra Herculano de Castro e Costa e Praça da Matriz

Os período mais animado do ano já chegou. Com diversos blocos animadissimos na cidade, o que não faltam são opções para curtir o Carnaval!

Confira acima a programação do 11° Circuito de Carnaval de Rua, que tem apoio da Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura - SEMCTUR